Pontes de Papel

         




A iniciativa do projeto teve início com a explicação da Unidade Curricular Projeto de Extensão, com isso, fomos desafiados a realizar uma atividade que contempla na implementação de um aplicativo com conteúdos específicos de análise de sistemas, banco de dados e desenvolvimento do projeto, compartilhado publicamente, para usufruto do corpo social.

O projeto Pontes de Papel, nome intitulado e concebido pelos 5 jovens graduandos de Computação pela Universidade Filadélfia (Unifil), tem como missão principal ampliar a qualidade e a diversidade dos materiais disponíveis para os alunos da própria faculdade. Ao mesmo tempo, busca promover a reciclagem de livros não utilizados ou não aproveitados por seus donos originais. Tendo sua iniciativa como resposta à necessidade de enriquecer o espaço da Unifil e oferecer aos estudantes uma ampla quantidade de recursos para complementar seus estudos. Reconhecemos que muitos livros acadêmicos ficam ser ser utilizados ou até mesmo esquecidos em estantes, enquanto poderiam ser valiosos para outros alunos. Nossa proposta visa reunir esses livros e volta-los ao ciclo de aprendizado, promovendo uma cultura de compartilhamento e reutilização na comunidade acadêmica.

A relevância deste projeto está essencialmente ligada à qualidade da educação e à responsabilidade ambiental. Ao doar livros acadêmicos, não apenas estamos enriquecendo o conhecimento disponível para os alunos, mas também estamos contribuindo para a redução do desperdício e para a promoção da sustentabilidade. A reciclagem de livros não utilizados diminui a quantidade de novos materiais, ajudando a conservar recursos naturais e a minimizar o impacto ambiental da produção de livros.